A AZU (Associação Ambiente em Zona Uraníferas) apresentou uma queixa à Agência Portuguesa do Ambiente. Em causa estão novas descargas para a Ribeira da Pantanha.
Depois de vários anos a lutar pela descontaminação do curso de água, aquando da problemática das minas da Urgeiriça, a Ribeira depara-se agora com nova contaminação. Segundo a AZU contaminação essa proveniente das descargas da fábrica de componentes para automóveis Borgstena de Nelas.
António Minhoto, presidente da AZU, salienta que apesar da empresa reconhecer o problema… esta situação é mais um atentado ao ambiente.
António Minhoto não entende a posição da Câmara de Nelas que, segundo a AZU, desmente as descargas poluentes quando há fotografias a comprovar o contrário.
Em causa está a falta da construção de uma mega ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais). Obra prometida para este ano e que segundo António Minhota foi agora adiada para 2018.
António Minhoto é claro no discurso. Afirma que não está em causa o encerramento das empresas poluentes, no entanto as mesmas devem cumprir os padrões de não contaminação do meio ambiente.
A Empresa Borgstena, está a fazer descargas poluentes para Ribeira da Pantanha, em causa está a falta da ETAR prometida pela autarquia de Nelas e que até esta data ainda não saiu da gaveta.
Comente este artigo