A SOS – Animais de Nelas, uma Associação de Defesa e Protecção Animal, foi alvo de uma fiscalização da GNR depois de uma denúncia pelo incómodo causado pelo barulho que os cães faziam.
A inspecção além de ter proibido a associação de recolher mais animais, pode ainda sujeitá-la a pagar uma multa que poderá chegar aos 60 mil euros.
Ana Borges, Presidente da Associação, explica que a construção do abrigo com o compromisso da autarquia não está concluída e como tal, não alberga as condições exigidas pela lei.
Os animais resgatados e feridos estão a receber tratamento isolados dos saudáveis e são esses que incomodam os moradores. Ana Borges confessa que as condições não são as melhores, mas lembra que estão dependentes da Câmara Municipal.
Até hoje a SOS Nelas continua à espera que uma reunião seja agendada com o executivo da autarquia.
A presidente recorda que vivem de voluntariado e de donativos e que esta multa a ser realmente aplicada poderá fechar as portas à associação.
Nelas está dependente da Associação de Animais em Risco que por ano chega a recolher cerca de 100 animais da rua.
Ana Borges desabafa ao dizer que o espaço, sendo de longe o ideal e legal, já permitiu salvar 4 centenas de animais desde 2014 e que ainda contribui para a saúde pública. Facto que os denunciantes não levaram em conta no momento da queixa.
Peça Maria Sousa/AliveFm.
Comente este artigo