A Câmara de Mangualde lançou uma linha para reforçar o apoio psicossocial, no dia em que ativou o plano de contingência social de forma a dar resposta às orientações da Direção Geral da Saúde no combate à pandemia da covid-19.
“Esta linha tem como objetivo atender, acompanhar, encaminhar e apoiar nas diversas situações que são solicitadas à autarquia, além de alertar para as burlas, higienização e afastamento social recomendadas.
A câmara de Mangualde diz que este esforço é concertado com outras entidades, municipais e de âmbito nacional, e que “permite ajudar quem mais precisa nesta hora difícil”.
A linha não vai substituir as equipas multidisciplinares que intervêm no território, nem ao apoio concedido pelas várias Instituições Particulares de Solidariedade Social nomeadamente, no âmbito do apoio domiciliário”, realça a Câmara.
“O objetivo passa por reforçar o apoio psicossocial no município em cenário de crise epidemiológica, junto dos mais vulneráveis.
Assim, disponibilizou diferentes números, para diferentes necessidades, como o atendimento psicológico (969 028 411) e o social (969 029 132/969 028 378) e ambas funcionam entre as 09:00 e as 20:00, diariamente.
“A autarquia pretende auxiliar e proteger as pessoas mais vulneráveis do município de Mangualde, em particular a população idosa com idade igual ou superior a 70 anos, e pessoas em situação de isolamento social e sem retaguarda familiar”.
Também os “cuidadores Informais com dependentes a cargo com atestado multiuso igual ou superior a 80% e agregados familiares vulneráveis com mobilidade reduzida e/ou problemas graves de saúde” estão abrangidos por esta linha de apoio.
Comente este artigo