Os vereadores do PS na câmara municipal de Viseu dizem que “no mínimo, o concelho necessita de cinco equipas de sapadores florestais para a prevenção e primeira intervenção no combate aos incêndios florestais, atualmente estão operacionais apenas duas equipas.
A fundamentação para esta posição dos socialistas tem a ver com o facto de o concelho de Viseu ter uma área de floresta considerável, correspondendo a 56,2 % (28 502ha) da área total.
Os vereadores do PS na câmara municipal de Viseu, referem que “metade das freguesias do concelho, em particular a norte, estão classificadas como prioritárias na defesa contra incêndios, sendo mesmo três de primeira prioridade”.
Face a esta situação os vereadores do PS, referem em comunicado que “o executivo municipal devia ser mais ativo e usar o seu poder de influência nesta área da gestão da floresta e prevenção de incêndios”.
Os Socialista de Viseu referem que a autarquia de Viseu financia num ano mais de 200 mil euros a associação florestal que tem o exclusivo de sapadores para grande parte do território, no entanto algumas freguesias já manifestaram a intenção de criar uma equipa de sapadores, ao que foram impedidas face a este exclusivo.
Os socialistas referem ainda estar a abordar este assunto “antes do período crítico de incêndios florestais”, e realçam ainda em comunicado que o Gabinete Técnico Florestal do município de Viseu estar a ter uma “atuação demasiado silenciosa”.
Comente este artigo