O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões reuniu, nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro, na sede da junta de freguesia de Campia, em Vouzela.
Nesta reunião foi aprovado, por unanimidade, a instalação de um Centro de Emergência e Proteção Civil na região. A CIM considera este projeto de inequívoco interesse nacional, que reforça a capacidade de resposta a eventos extremos, como foi exemplo a tempestade Kristin.
A CIM considera que o futuro centro deverá ser instalado no Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, em terreno pertencente ao Município de Viseu, destinado à instalação de infraestruturas estratégicas da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O Conselho Intermunicipal, que deliberou ainda que será a CIM Viseu Dão Lafões a assumir a liderança do processo de concretização do projeto. Está igualmente prevista a formalização de um protocolo entre a CIM, a ANEPC, o Município de Viseu e o Governo, com vista à definição do modelo de implementação do investimento.
Para João Azevedo, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “A aprovação unânime deste projeto por parte do Conselho Intermunicipal da CIM demonstra a visão estratégica e o grande sentido de responsabilidade coletiva dos municípios da região; é um exemplo claro de cooperação institucional entre o poder local, a administração central e as estruturas nacionais de proteção civi”
“Este é um compromisso firme e concreto, que marca a passagem das intenções para a concretização efetiva de uma resposta estruturante ao serviço das populações e da segurança do território.”, concluiu.
(Fonte: CIM Viseu Dão Lafões)
Alive FM 89.9 FM – Viseu Portal da Rádio Alive FM
Comente este artigo