Home / Notícias / CIM do Tâmega e Sousa: Desenvolve projeto de reestruturação da rede pública de transporte
??????????????????????????????????????????????????????????

CIM do Tâmega e Sousa: Desenvolve projeto de reestruturação da rede pública de transporte

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) está a desenvolver um projeto de reestruturação da rede pública de transporte de passageiros daquela região, com o objetivo de conhecer a realidade atual neste setor, bem como de planear e definir a rede de transporte público a implementar, por imposição comunitária, até dezembro do próximo ano.

A CIM do Tâmega e Sousa já procedeu à caracterização da oferta atual de transporte público, através dos dados obtidos junto dos municípios e dos operadores privados, estando, neste momento, a fazer um levantamento e uma caracterização da atual procura deste serviço.

Esta caracterização da procura inclui, entre outras ações, a aplicação de inquéritos aos utilizadores de transportes públicos rodoviários e contagem de passageiros, procurando-se, assim, conhecer os padrões de mobilidade da população, bem como a sua opinião e motivação em relação à qualidade do serviço prestado atualmente.

O projeto de reestruturação da rede pública de transporte de passageiros do Tâmega e Sousa surge na sequência da entrada em vigor do novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (RJSPTP), que determinou a transferência de competências e funções nesta matéria do poder central para o poder local, ou seja, do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) para as câmaras municipais e comunidades intermunicipais.

Pretende-se, assim, promover uma maior eficiência do serviço público de transporte de passageiros, garantindo que a organização da rede de transporte público se adequa às necessidades dos diferentes segmentos da população, bem como um sistema de transporte de passageiros mais inclusivo, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao mesmo, e ambientalmente mais sustentável.

Fatores fundamentais para o desenvolvimento equilibrado do setor dos transportes e para a articulação intermodal, mas também para a coesão económica e social do Tâmega e Sousa.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo