Home / Notícias / Campanha de apoio à esterilização de animais de companhia entra na reta final

Campanha de apoio à esterilização de animais de companhia entra na reta final

O prazo de candidaturas à campanha “Esterilizar também é cuidar” que o Município de Tondela está a promover pelo quarto ano consecutivo encerra já no final deste mês de agosto. Este ano já foram apresentadas a este programa 112 candidaturas. A ação arrancou em abril.

A câmara comparticipa a esterilização e ou castração dos animais de companhia, sob a forma de reembolso, com 125 euros para as cadelas, 70 euros para cães, 80 euros para gatas e 35 euros para gatos.

Este apoio, que só abrange os habitantes do concelho, é limitado a quatro patudos por cada agregado familiar.

A campanha é levada a cabo com o objetivo de incentivar e sensibilizar a população para o ato da esterilização, um procedimento que ajuda a evitar o sobrepovoamento, a controlar o aumento das ninhadas indesejáveis e a diminuir o abandono e o número de animais errantes. A iniciativa contribui ainda para a dinamização do comércio local, nomeadamente das clínicas veterinárias.

Os munícipes interessados em aderir deverão contactar o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), localizado junto ao Ecocentro de Tondela, na Avenida Ao Tom D’ Ella ou descarregar o formulário de candidatura disponível na página da Internet do município, no separador Sustentabilidade, que depois terá de ser enviado para o endereço de correio eletrónico: higio.sanitarios@cm-tondela.pt . Desde que esta medida arrancou em 2021 já foram esterilizados/castrados com a ajuda do município 786 animais. Só no ano passado, foram esterilizados 213 patudos, dos quais 136 eram gatos e 77 cães. Na maioria, os donos optaram por esterilizar as fêmeas (84 felinos e 53 canídeos). O município reembolsou as candidaturas recebidas em 2024 com 16.890 euros

 

Pode ver também

Padre Justino Lopes apresenta obra sobre São Francisco em Vila Nova de Paiva

No próximo domingo, em Vila Nova de Paiva, é apresentado o livro “São Francisco e …

Comente este artigo