A Câmara de Viseu vai candidatar a fundos comunitários um projeto com o objetivo de reaproveitar a água de uma estação de tratamento para a indústria, agricultura, prevenção de incêndios, regas e limpezas.
O projeto visa aproveitar 14 mil metros cúbicos de água, da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) Viseu Sul”, salientou Almeida Henriques.
O autarca lembrou que quando, há dois anos, se verificou o problema de seca, a água foi tratada e transportada em camiões cisterna para as indústrias de Nelas e de Mangualde.
Com base na experiência de 2017 a autarquia de Viseu está a elaborar uma candidatura, que pode chegar a seis milhões de euros.
Segundo Almeida Henriques, além de poder ser aproveitada para abastecer o setor industrial, a água da ETAR após tratamento pode ser utilizada também na agricultura e prevenção da floresta.
A água será também bombeada para montante, “criando um espelho de água junto à Quinta da Cruz para reforçar o espelho de água do Rio Pavia.
Segundo Almeida Henriques o objetivo passa por aproveitar o Rio Pavia para um depósito de água para rega aproveitando as águas pluviais ou de captações autónomas.
Comente este artigo