Home / Notícias / Câmara de Viseu aprovou apoio de 564 mil euros para 23 projectos culturais

Câmara de Viseu aprovou apoio de 564 mil euros para 23 projectos culturais

A Câmara de Viseu aprovou hoje o financiamento de 564 mil euros para 23 projetos culturais independentes que serão desenvolvidos em 2016, no âmbito do concurso municipal “Viseu Terceiro”. O presidente da autarquia, Almeida Henriques, referiu que, comparativamente a 2015, “são mais 20% de orçamento e mais 40% de projectos”.

Dos 23 apoiados, seis integram o grupo de projectos já consolidados na agenda cultural do município (com 321 mil euros) e 17 o grupo dos emergentes (com 244 mil euros). O projecto Jardins Efémeros, promovido pela Pausa Possível – Associação Cultural e de Desenvolvimento, vai obter o maior financiamento municipal do concurso, no valor de 134 mil euros, dos quais 121 mil em incentivo financeiro directo.

No que respeita aos projetos emergentes, a Companhia Paulo Ribeiro – Associação Cultural foi a que conseguiu o maior financiamento municipal, no valor de 49 mil euros. Almeida Henriques realçou “a qualidade destes projectos e esta nova filosofia de separar os consolidados dos emergentes, bem como a metodologia, que é transparente e que coloca em pé de igualdade todas as entidades”.

Os dois vereadores socialistas votaram contra por entenderem que devia haver mais transparência e que os projectos que já estão consolidados deviam ficar de fora do concurso e ser apoiados diretamente pela Câmara. Segundo o vereador João Paulo Rebelo, dessa forma era “dada esperança aos projectos emergentes” de que poderiam receber financiamento.
Almeida Henriques considerou que se assim fosse é que não haveria transparência e umas entidades iam perguntar porque que é que outras tinham sido privilegiadas.

Comparativamente a 2015, o investimento do município em 2016 crescerá 100 mil euros e o número dos projectos apoiados de 16 para 23. Dos 564 mil euros atribuídos, 500 mil são incentivos financeiros e 64 mil incentivos não financeiros (em logística, serviços e isenções de taxas). Os projectos dizem respeito a áreas como música, teatro, dança, artes plásticas, arte urbana, som, design, fotografia e património.

Somando a comparticipação municipal a outras fontes de financiamento, estes 23 projectos representam um investimento de um milhão de euros na cultura em Viseu em 2016.

Fonte Publico

 

Pode ver também

Vouzela: GNR deteve homem por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Viseu, da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Vouzela, …

Comente este artigo