A câmara de Viseu aprovou uma revisão orçamental que incorpora o valor de saldo de gerência de 2018, no valor de 21 milhões de euros.
A revisão orçamental, destina 5,1 milhões de euros para despesas correntes, para as atividades mais relevantes das Grandes Opções do Plano (GOP), os 15,9 milhões de euros destinam-se ao financiamento de despesas de capital.
As funções económicas representam a maior “fatia”, com um reforço de 10,1 milhões de euros, 48,1% do total da revisão das GOP. É na mobilidade que o reforço é sentido com maior intensidade, chegando aos 6,2 milhões de euros.
No que respeita ao desenvolvimento económico e energia, o incremento é no valor de 2,1 milhões de euros e 1,7 milhões de euros destinam-se a mercados e feiras
A revisão orçamental destina ainda 8,4 milhões de euros a funções sociais, o que representa 40% no total da revisão das Grandes Opções do Plano.
O destaque nesta área vai para o reforço de 3,1 milhões de euros no ordenamento do território, ou seja, na reabilitação rural e urbana, nomeadamente em transferências de capital para as freguesias.
A revisão do Orçamento de 2019 prevê ainda o reforço de 2,5 milhões de euros para funções gerais, como aquisição de material de transporte, modernização administrativa, investimentos na rede de wi-fi e de informação municipal e ainda à implementação de um sistema de videovigilância urbano, no âmbito da Proteção Civil.
Na Educação, o incremento de 757 mil euros será, em grande parte, aplicado nos transportes escolares e ainda na requalificação de estabelecimentos de ensino, em particular na Escola Básica da Póvoa de Abraveses e nos centros escolares da Ribeira e de Jugueiros.
No que diz respeito à Cultura e Desporto, o aumento irá rondar um montante superior a 1,9 milhões de euros, com maior intensidade na área do Desporto, à qual é alocada 1,5 milhões de euros, para investimentos no Estádio Municipal do Fontelo e no Complexo Desportivo de Ranhados.
Já o reforço na Cultura irá ser especialmente aplicado no futuro Viseu Arena.
Comente este artigo