A câmara de Viseu aprovou a minuta do contrato de arrendamento com opção de compra das antigas instalações da Sumol Compal em Viseu, para instalação do centro logístico municipal.
Com este contrato de arrendamento, o Município poderá usufruir, a partir de agora, destas instalações para radicação das oficinas municipais, através da opção de compra por um valor de 2,28 milhões de euros, o qual pretende candidatar a fundos do IFFRU – Apoios Financeiros à Reabilitação Urbana.
Recorde-se que, já neste ano, o Município aprovou um projeto de ARU (Área de Reabilitação Urbana) para recuperação daquela zona da cidade.
No decorrer deste contrato, a autarquia irá proceder à requalificação das instalações industriais devolutas, localizadas na periferia, mas que usufruem de uma acessibilidade privilegiada a vários eixos rodoviários estruturantes, incluindo também o lote industrial onde se localizam as oficinas gerais dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamentos de Viseu (SMAS).
Esta decisão permite melhorar a organização e o modo de funcionamento de muitos serviços logísticos da câmara, refere em comunicado a autarquia, e que se encontram atualmente disseminados pelo concelho.
A concentração dos serviços municipais possibilita uma economia de escala e uma resposta mais célere e eficiente às solicitações da população.
Nesse sentido, a opção pelas instalações da fábrica da Sumol Compal permite tirar partido da sua localização e boas acessibilidades, recuperando o edificado e dando novas funções ao antigo espaço industrial, que desempenha um importante papel no contexto urbanístico da cidade, fomentando-se, simultaneamente, uma intervenção mais ampla no território envolvente.
Comente este artigo