A câmara de Sátão vai integrar a rede de associados da Beira Amiga, o investimento da autarquia é de 17 mil euros.
A Associação Beira Amiga, tem como missão apoiar famílias em situação de endividamento, defender os direitos do consumidor, contribuir para a formação social, económica e cultural dos consumidores, promover ações de informação e esclarecimento aos consumidores e implementar medidas e programação de formação profissional.
Paulo Santos, presidente da câmara de Sátão, salienta que a adesão é válida por um ano, servindo este período para analisar a permanência do município na rede de associados da Beira Amiga.
Para que os técnicos da Associação Beira Amiga possam dar apoio aos consumidores, a câmara de Sátão, vai ainda disponibilizar um espaço no edifício da autarquia.
A adesão foi analisada e discutida em reunião da Assembleia Municipal de Sátão, a deputada da oposição PNT, Elisabete Barbara, solicitou ao presidente da câmara, o número de pedidos de auxílio dos consumidores do concelho de Sátão, à Associação Beira Amiga.
Elisabete Barbara, diz que antes de a câmara avançar com a adesão, seria importante recolher informação junto de outros municípios, sobre os resultados práticos da Associação Beira Amiga junto dos consumidores.
Paulo Santos, autarca de Sátão, diz desconhecer o número de pedidos de auxílio dos consumidores do concelho à Associação Beira Amiga, mas a Alive Fm sabe que desde 2014, aquando da constituição do gabinete de Viseu, entre 2015 e 2018, cerca de 180 situações foram reportadas à Associação só do concelho de Sátão.
Quando ao retorno do investimento de 17 mil euros que a câmara de Sátão vai disponibilizar para apoiar famílias em situação de endividamento e defender os direitos do consumidor do concelho, Paulo Santos, diz que só é possível de quantificar após alguns meses de trabalho da associação no terreno.
Câmara de Sátão aderiu à Associação Beira Amiga, num ano a autarquia vai investir 17 mil euros.
A inscrição custa 5 mil euros, os restantes 12 mil serão pagos mensalmente durante um ano.
Comente este artigo