A Câmara de Nelas aprovou uma reformulação da sua estrutura financeira para o próximo mandato autárquico proposta pelo Presidente de Câmara.
Aprovou-se a renegociação da dívida contraída nos anos 2006 a 2013, e que sustentava o PAEL, e o Plano de Restruturação Financeira que foi contratado nessa altura e que foi suspenso em Agosto de 2017. Isto, graças à acção de liquidação acelerada que permitiu a redução do endividamento de médio e longo prazo consolidado nos bancos de 14,5 milhões de euros em Outubro de 2013 para próximo de 9,5 milhões em Dezembro de 2017.
Essa dívida, actualmente no valor de 9 milhões de euros, será renegociada com as instituições financeiras para permitir melhorar as condições de amortização e juros.
Para financiamento em projectos apoiados em Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), como as ETAR’s, a requalificação de escolas e reabilitação urbana, em investimentos superiores a 20 milhões de euros, e apoios comunitários não reembolsáveis no montante superior a 15 milhões, a Câmara deliberou a aprovação da contratação de um empréstimo de 2,8 milhões de euros. Valor que não é contabilizado para o limite da capacidade de endividamento do Município conforme norma consignada na Lei do Orçamento de Estado para o corrente ano de 2018.
A este valor acresce o financiamento de 450 mil euros para concretização imediata de investimentos em escolas primárias, ampliação de cemitérios, requalificação de parques infantis e seniores e requalificação da rede viária em todas as Freguesias, e também a requalificação do Largo da Feira, em Nelas.
Comente este artigo