A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assinou em fevereiro de 2015, um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Aguiar da Beira, com vista à instalação de um Centro de Interpretação Natural do Castanheiro e castanha, no concelho.
No âmbito do protocolo, o Centro aproveitou a vertente do conhecimento científico que a UTAD tem vindo a consolidar no domínio da cultura do castanheiro.
Ontem o município de Aguiar da Beira e a Universidade renovaram o protocolo de cooperação com o objetivo de dar continuidade ao protocolo assinado há seis anos, que prevê fomentar a implementação de boas práticas para a melhoria da produtividade de culturas agrícolas e setor pecuário.
Joaquim Bonifácio, presidente da câmara de Aguiar da Beira recordou as vantagens que o protocolo de cooperação com a Universidade trouxe e vai continuar a trazer para os produtores e agricultores do concelho.
O Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro António Augusto Fernandes, referiu que “o reforço da competitividade passa pelo aumento do valor acrescentado dos produtos endógenos, aproveitando os fundos do Portugal 2020.
A competitividade dos produtos endógenos do concelho de Aguiar da Beira, será reforçada pela transferência de conhecimento das instituições de ensino superior, que permitirá às empresas incorporar conhecimento tecnológico e inovar ao nível da gestão, dos produtos e dos serviços, referiu o ainda o Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro António Augusto Fernandes.
Comente este artigo