Home / Notícias / Bloco de Esquerda pede intervenção do Governo para parar abate de árvores em Viseu

Bloco de Esquerda pede intervenção do Governo para parar abate de árvores em Viseu

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre o abate de árvores na Mata do Fontelo e apela à sua intervenção e à da Câmara Municipal para pararem o abate e a destruição da área em questão.

Segundo uma nota de imprensa, o documento enviado pelo Bloco de Esquerda à Assembleia da República questiona se o Governo tem conhecimento da situação e se “tem intenção de interceder junto da Câmara Municipal de Viseu para que esta atue no sentido de parar a destruição da Mata do Fontelo”.

Em causa, estão, o abate de centenas de árvores que, segundo o Bloco de Esquerda, são “na sua esmagadora maioria carvalhos, independentemente da idade e da sua função em todo o ecossistema da Mata do Fontelo, uma área de vegetação com origem secular, na cidade”.

O abate de árvores está a ser levado a cabo num terreno privado, e o BE refere no documento, que tem defendido que o terreno onde estão a decorrer os abates, seja integrado na gestão da Mata do Fontelo, para garantir a preservação do espaço e das espécies.

Segundo o BE “só na parte de gestão pública, foram identificadas 37 espécies, 13 das quais autóctones. As mais representadas são o carvalho (Quercus robur), com 1.850 exemplares, o loureiro (Laurus Nobilis), com 1.614, e o medronheiro (Arbutus Unedo) com 1.315”, contabilizam no documento.

O BE acrescenta ainda que a área que está a ser devastada, de acordo com a observação de imagens de satélite, é mais densa que a pública, tornando-se inevitável defender a sua preservação.

Os bloquistas pedem ainda a classificação da Mata do Fontelo como património natural, transformando o espaço numa zona protegida, a fim de não permitir que possa ser construído.

 

Pode ver também

Padre Justino Lopes apresenta obra sobre São Francisco em Vila Nova de Paiva

No próximo domingo, em Vila Nova de Paiva, é apresentado o livro “São Francisco e …

Comente este artigo