“O Núcleo Concelhio de Lamego e a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda querem o heliporto do Hospital de Lamego a funcionar em prole de uma melhor assistência médica aos casos urgentes a norte do distrito.
O heliporto do Hospital de Lamego não tem certificação para receber voos de emergência médica segundo dados da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A ANAC afirmou que a certificação não foi sequer solicitada, já que o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que gere o Hospital de Lamego, disse que tal não fazia sentido uma vez que Lamego dispõe apenas de uma urgência básica, portanto e segundo o CHTMAD, não é necessário o heliporto estar operacional.
O Núcleo Concelhio de Lamego e Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda considera que pelo facto do Hospital de Lamego não ter meios diferenciados, por ser um Serviço de Urgência Básico, faz todo o sentido ter o heliporto do Hospital ativo e operacional para conseguir com a maior brevidade possível encaminhar os doentes críticos para hospitais de referência para a prestação de cuidados de continuidade.
O Grupo Parlamentar do BE diz em comunicado que vai questionar o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a não certificação do heliporto de Lamego que atualmente não recebe voos de emergência médica.
Comente este artigo