A última vaga para o Euro 2017, a acontecer na Holanda, foi ocupada pela equipa feminina portuguesa.
A Seleção Portuguesa Feminina de Futebol qualificou-se pela primeira vez na história para o Campeonato da Europa.
Andreia Norton marcou o golo do apuramento, mas a comandar a tropa esteve Francisco Neto, natural de Mortágua, que há dois anos assume o cargo de Selecionador Nacional.
José Luís Norte, Presidente da Câmara de Mortágua, orgulha-se do feito e garante que já deu os Parabéns ao Selecionador Nacional com quem tem uma grande amizade.
O treinador mostra-se feliz e garante que está a viver uma das páginas mais bonitas do futebol feminino português.
Francisco Neto confessa que apesar das dificuldades a seleção feminina acreditou sempre na vitória.
O Selecionador Nacional elogia as jogadoras lusas e garante que a paixão e a dedicação delas ao futebol facilitaram o caminho.
Francisco Neto, natural de Mortágua, foi anunciado no dia 21 de Fevereiro de 2014, pela Federação Portuguesa de Futebol, como novo Selecionador Nacional de Futebol Feminino, substituindo António Violante.
Esta é a segunda passagem pela Seleção Nacional Feminina, tendo já desempenhado as funções de treinador de guarda-redes entre 2008 e 2010.
Francisco Neto, 32 anos, mais conhecido por “Miná” pelos colegas e amigos de Mortágua, esteve comandou a Seleção sub-21 de Goa (Índia) nos Jogos da Lusofonia e garantiu a medalha de ouro, conseguindo um feito histórico para os goeses.
Francisco Neto é filho de Carlos Roque Neto, ex-funcionário do serviço de Finanças de Mortágua e antigo treinador do Mortágua Futebol Clube, o que lhe permitiu desde cedo assistir aos treinos.
Começou a jogar nos Iniciados do M.F.C. mas, com a ida dos pais para Viseu, ingressou no Clube de Futebol Os Repesenses. O futebol foi sempre a sua paixão e, com a entrada na Faculdade, surgiu o convite da A. F. Viseu para colaborar nas seleções distritais.
Licenciou-se em Educação Física na Faculdade de Ciências do Desporto, no Porto. Pelo meio trabalhou em alguns clubes e em 2007 aceitou o convite para coordenar o Gabinete Técnico da A.F.Viseu.
Frequentou o curso de treinadores da UEFA Pro, nível IV, tendo obtido a segunda melhor nota do curso (16,6 valores), passando a deter o mais elevado nível de formação de treinadores. Apenas foi superado por Filipe Almeida, preparador físico da equipa técnica de Vítor Pereira (antigo treinador do FC Porto), e à frente de prestigiados treinadores como Paulo Fonseca (FC Porto), Sérgio Conceição (Académica) e Nuno Espírito Santo (Rio Ave).
Comente este artigo