Home / Notícias / Autarca de Moimenta da Beira defende estruturas para proteger pomares

Autarca de Moimenta da Beira defende estruturas para proteger pomares

Uma forte trovoada com queda de granizo e chuva intensa destruiu “grande parte da produção de maçã em Moimenta da Beira, a intempérie que durou cerca de 40 minutos, atingiu em particular as localidades de Caria e Leomil.

Moimenta da Beira é um dos maiores produtores de maçã a nível nacional e por esta altura o fruto já estava “numa fase muito adiantada”.

O granizo destruiu “grande parte ou quase na sua totalidade, a produção agrícola deste ano.

Além dos grandes produtores, foram também afetados os pequenos agricultores e as próprias estruturas locais que trabalham no setor da maçã referiu à Alive Fm, José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara de Moimenta da Beira.

O autarca de Moimenta da Beira recorda que uma quebra da produção de maçã pode colocar em causa as relações entre os produtores e as cadeias que abastecem o mercado nacional.

O autarca José Eduardo Ferreira diz que é necessário a partir daqui olhar para o futuro da produção da maçã no concelho de Moimenta da Beira, que segundo o autarca passa pela colocação de cobertura nos pomares, minimizando os prejuízos em dias de intempéries.

O autarca de Moimenta da Beira diz que os seguros agrícolas não são solução para os produtores em condições metrológicas adversas.

Para o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, o Governo deve avançar urgentemente com apoios aos produtores de maçã para que venham a ser colocadas coberturas nos pomares minimizando os impactos das condições metrológicas adversas.

 

Pode ver também

Daniel Fonseca foi segundo na prova “Castelo em Chamas”

Integrada nas comemorações do 50.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur (Algarve), …

Comente este artigo