A imagem fala por si. A fila de espera para saciar aqueles que esperam o ano inteiro para comprar farturas não era pequena, não era grande, era enorme.
A Feira de São Mateus, em Viseu, arrancou com o pé direito a sua edição número 624. Nos primeiros dois dias (sexta-feira e sábado, 5 e 6 de Agosto), o certame registou 60.594 entradas.
Face à edição do ano passado, este número traduz um crescimento de 8% na afluência de público, confirmando o slogan do evento: “É de feirar por mais!”.
O dia de inauguração (de entrada gratuita) registou 45.111 visitantes, “um número histórico e promissor”, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. O número representa um aumento de 8000 visitantes face à abertura da edição de 2015 e um dos melhores registos no ranking de entradas do evento.
A noite foi marcada pela ligação da iluminação histórica decorativa da Feira e pela estreia da produção de teatro de rua “Viver Viriato”, sincronizada com o espectáculo de fogo de artifício e a actuação de Moullinex.
“A Feira de São Mateus está a reencontrar a sua história e o seu futuro. Reconciliou-se com o seu público e está a seduzir novos visitantes e turistas”, destaca Almeida Henriques. “É já a feira popular histórica líder em Portugal e faz justiça ao seu estatuto de feira franca viva mais antiga da Península Ibérica”, refere.
A Organização, pela primeira vez a cargo da Viseu Marca, sublinha o impacto muito positivo das novas experiências e arquitecturas da Feira.
Neste contexto ganham expressão os novos pórticos de luz (inspirados em arquitecturas dos anos 40, 50 e 60), o espectáculo “Viver Viriato” com a marioneta-gigante que encarna o chefe dos lusitanos, os voos livres e cativos de Balão de Ar Quente, o “Passeio Grão Vasco” (com um jardim-galeria dedicado às obras do pintor Vasco Fernandes), a nova Praça de Viriato (dedicada esta semana ao artesanato), a nova rua da Doçaria, a instalação da Fábrica das Enguias da Comur no histórico Museu da Electricidade ou o regresso 20 anos depois dos furinhos da Regina.
“A Feira reforça hoje a atractividade histórica e moderna de Viseu”, refere o Presidente da Viseu Marca, João Cotta. “A Feira de São Mateus é um baú reaberto de grandes memórias e de novas surpresas que promovem cultural e economicamente a região. Estamos certos que conquistaremos muitos visitantes e turistas.”
A Organização reforçou a capacidade das bilheteiras instaladas nas Portas de São Mateus e de Viriato, com quiosques de venda automática e venda rápida com cartão Multibanco.
Comente este artigo