A Câmara Municipal de Lamego está a reabilitar o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Lamego, situado na Av. 5 de Outubro, paracolocar casas a preços mais acessíveis no mercado de arrendamento para as famílias do concelho. O investimento de 410.519,67 euros (mais IVA) permitirá a criação de quatro fogos de habitação de tipologia T1 que devem ser disponibilizados durante o primeiro semestre de 2027.
Numa primeira fase, foram concluídos os trabalhos de demolição do interior do edifício que tiveram a preocupação de preservar a estrutura para a sua nova utilização. Segue-se agora a realização de trabalhos arqueológicos e de proteção das estruturas anteriormente detetadas da época romana, através da implementação de medidas de salvaguarda.
Sublinhando que este investimento pretende responder às necessidades habitacionais das famílias de baixos e médios rendimentos, o Presidente Francisco Lopes afirma que esta intervenção promove condições reais de fixação da população, em particular dos mais jovens. “Todas as famílias do concelho merecem ter uma habitação digna. No âmbito da Estratégia Local de Habitação estão a ser feitas mais habitações a custos controlados na cidade e construídos 108 novos fogos junto à Urbanização de Nazes e na freguesia de Cambres. É uma aposta muito forte deste executivo municipal”, explica.
A reabilitação do antigo quartel resulta de uma parceria estabelecida entre o Município de Lamego e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, proprietária do histórico edifício, que cedeu à autarquia a utilização do imóvel durante um período de 20 anos. O primeiro piso vai albergar os novos fogos de habitação, enquanto que no rés-do-chão será instalado um núcleo museológico dedicado a esta corporação de bombeiros.
A empreitada é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Alive FM 89.9 FM – Viseu Portal da Rádio Alive FM
Comente este artigo