O bloquista afirma que é urgente e essencial encetar um programa de emergência intermédio para resolver o problema.
O deputado do Bloco de Esquerda esteve de visita aos dois concelhos, Pedro Soares afirma que em Carregal do Sal, no conjunto de 36 Estações de Tratamento de Águas Residuais e de várias fossas céticas, apenas uma minoria estão licenciadas, o que significa que todos os outros equipamentos de recolha e tratamento de águas residuais são drenados diretamente para as linhas de água sem tratamento” e relativamente a Santa Comba Dão, “em 31 ETAR e nove fossas céticas, só uma está licenciada”.
Nestes concelhos há animais que morrem devido a doenças provocadas pelos esgotos a céu aberto.
O deputado Pedro Soares alerta que estes dois concelhos estão a provocar um grave problema ambiental junto da bacia hidrográfica do Mondego, com a contaminação das linhas de água.
A situação dos esgotos a céu aberto nos concelhos do Carregal do Sal e santa Comba Dão é a inda mais grave quando os autarcas comunicaram ao deputado que não têm condições financeiras para resolver o problema.
O deputado Pedro Soares salienta que o plano de solução para os concelhos passaria pela construção de seis novas ETAR’s, mas sem financiamento garantido não há expectativas para a sua execução.
Pedro Soares fez questão de lembrar que “os problemas de saneamento de Carregal do Sal ou de Santa Comba Dão têm impacto na rede hidrográfica do Mondego e de outros cursos de água importantes” e como tal um problema que seria de um só concelho passa a ser responsabilidade nacional.
Comente este artigo