Uma turma da Escola Secundária Viriato, em Viseu, foi colocada em isolamento depois de um aluno ter testado positivo, avançou à SIC Pedro Ribeiro, diretor do estabelecimento de ensino.
Por serem considerados contactos de baixo risco, os professores vão continuar a lecionar e os alunos vão passar a ter aulas através da internet.
Desde o início da pandemia, o concelho de Viseu registou 281 casos com várias cadeias e contágio. Uma das mais recentes foi nos Bombeiros Voluntários de Viseu, onde um bombeiro testou positivo.
O elemento da corporação foi infetado durante um serviço de socorro juntamente com uma médica do Centro Hospitalar de Viseu.
COMUNICADO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO.
Face ao caso confirmado de COVID-19 (no sábado, dia 26 de setembro de 2020) num aluno da Escola Secundária Viriato (ESV) e a bem da correta e rigorosa informação, a Direção da Escola vem esclarecer o seguinte:
1. O aluno não manifestou sintomas em contexto escolar, apenas quando chegou a casa. Dirigiu-se às unidades de saúde e realizou logo o teste à COVID 19.
2. Assim que o caso foi confirmado pela Autoridade de Saúde Local (ASL), a Escola enviou todos os dados necessários para a análise epidemiológica.
3. A decisão pela ASL foi rápida. Considerou-se que a turma devia ficar em confinamento a partir do dia 28 de setembro e todos os alunos deviam fazer teste COVID.
4. A articulação com a Proteção Civil foi imediata e eficaz e a desinfeção da escola ocorreu no final da tarde de sábado.
5. A Direção da escola enviou informação e atualização da informação sobre o caso, quer aos Encarregados de Educação da turma em questão, quer aos professores e restantes funcionários da escola.
6. O caso positivo é proveniente de transmissão em contexto familiar e não escolar. O aluno em causa está, neste momento, bem de saúde e a família informada e apoiada pela escola e pelas autoridades de saúde.
7. Esclarecemos que um caso não é um surto. Aguardamos, pois, os resultados dos testes dos restantes alunos para atualizarmos a informação.
8. Reforça-se a importância do cumprimento das medidas de prevenção/higienização divulgadas à comunidade.
Cumprindo as medidas de prevenção/higienização divulgadas pela escola, esta continua a ser um local muito seguro. Tudo faremos para reduzir ao mínimo o risco de contágio e proteger todos os elementos da comunidade educativa, mantendo a função da Escola e salvaguardando a saúde pública.
Devemos encarar estas situações com serenidade e, desde que as autoridades e a escola desempenhem com celeridade e eficácia as suas funções, tal como foi o caso, estamos confiantes na rápida resolução do problema.
Comente este artigo