Home / Notícias / Aguiar da Beira exige o regresso do helicóptero do INEM
Foto Arquivo

Aguiar da Beira exige o regresso do helicóptero do INEM

O Município de Aguiar da Beira continua a reclamar o regresso do helicóptero do INEM, decisão que remonta a 2012 e que, segundo os bombeiros locais, deixou sequelas que persistem até hoje.

Para a corporação dos bombeiros locais, a reposição do serviço não só representa uma opção estratégica essencial, como também repõe a justiça para uma terra que investiu meio milhão de euros na construção de um hangar destinado à emergência médica.

A Câmara Municipal de Aguiar da Beira investiu cerca de 500 mil euros num hangar para acolher o helicóptero do INEM e a respetiva tripulação. Contudo, apenas um ano depois, o município ficou sem o serviço de emergência pré-hospitalar helitransportado, que foi transferido para Santa Comba Dão.

Atualmente, municípios como Loulé, Évora e Viseu dispõem de helicópteros do INEM, a maioria a operar 12 horas por dia, sendo que no Algarve o serviço funciona 24 horas. A restante cobertura depende de um concurso internacional que ainda não definiu todas as rotas.

Em Aguiar da Beira, o lugar que antes era ocupado pelo helicóptero do INEM é agora ocupado por um aparelho de combate a incêndios, disponível entre 1 de julho e 15 de outubro. Esta zona alberga uma das maiores manchas de pinheiro bravo da Península Ibérica, tornando o combate a fogos uma prioridade.

No ano passado, este helicóptero foi um apoio complementar nas operações de combate a incêndios nos distritos da Guarda e Viseu. Contudo, continua a faltar o helicóptero do INEM que há mais de uma década deixou de operar na região.

(Fonte: SIC NOTICIAS)

 

Pode ver também

Penedono: Parque do Magriço vai ser uma realidade

Segundo o Município de Penedono, está aprovado o projeto para a criação do Parque do …

Comente este artigo