O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre o atual estado de abandono e de degradação da ETAR de Rio de Moinhos, no concelho de Sátão.
No passado mês de setembro, uma delegação do Partido Ecologista Os Verdes, visitou a ETAR de Rio de Moinhos, no concelho de Sátão, tendo encontrado um cenário de degradação e de abandono incompatível com o tratamento eficiente de águas residuais.
Durante a visita, foi possível constatar o mau estado de funcionamento desta infraestrutura, assinalável pelo cheiro nauseabundo e pestilento ali presente, como também a falta de manutenção adequada. Pelo que é percetível que esta ETAR se encontra ao abandono há muito tempo
Em resposta ás afirmações, Miguel Cabral, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, considerou que o Grupo Parlamentar do Partido Ecologista os Verdes mente acerca do estado da ETAR e referencia que a Junta de Freguesia e o Municipio de Sátão tudo têm feito para que o espaço funcione.
Alexandre Vaz, presidente da Câmara Municipal de Sátão refere que um funcionário da autarquia tem inspecionado as ETARS incluindo a de Rio de Moinhos e para o autarca satense não está prevista nenhuma requalificação num espaço que serve 800 habitantes com licença até 2017.
Tanto Miguel Cabral, como Alexandre Vaz a afirmação dos Verdes é falsa e sem fundamentos concretos.
Comente este artigo