A Associação S.O.S Rio Paiva está preocupada com a deficiente fiscalização das descargas poluentes que afectam o rio.
Sérgio Caetano, Presidente da Associação, diz reconhecer o trabalho das entidades fiscalizadoras (GNR e autarquias) mas lamenta que a fiscalização do cumprimento das normas de funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais esteja muito longe da realidade no terreno.
Desconfiada e preocupada pelo facto dos resultados das análises aos efluentes de algumas ETAR do vale do Paiva não corresponderem à realidade, há situações que foram devidamente documentadas e denunciadas às autoridades, mas quando estas chegaram ao local a ETAR já se encontrava a funcionar normalmente.
Sérgio Caetano alerta que o Rio Paiva passa por dois distritos, o de Aveiro e Viseu, situação que dificulta a tarefa de determinar quem tem o dever de supervisionar o território.
A associação decidiu assim promover uma petição intitulada “Fim das descargas poluentes no Rio Paiva” para levar o problema a discussão na Assembleia da República.
O Rio Paiva é um dos mais bem conservados rios da Europa e actualmente um destino de eleição para os amantes do turismo de Natureza. Nos últimos anos tem sido alvo de crimes ambientais graves.
Comente este artigo