O Partido Ecologista Os Verdes tem visitado várias Etar’s no distrito de Viseu. Desta vez vêm alertar para a poluição no Rio Tabuaça, na freguesia de Santiago de Besteiros, no concelho de Tondela e sobre o mau funcionamento da ETAR de Fiais da Telha, na freguesia de Oliveira do Conde, Carregal do Sal.
A ETAR de Carregal do Sal, foi construída no início dos anos 90, e segundo Miguel Martins, dirigente do partido, encontra-se ultrapassada. As águas residuais recebidas não estão a ter o devido tratamento.
A água que segue para a ribeira de Cabanas, afluente do rio Dão, está a preocupar a população devido aos efeitos prejudiciais à saúde pública e qualidade ambiental.
Quanto ao Rio Tabuaça, a qualidade da água está condenada pelos resíduos de origem doméstica e industrial da ETAR ZIM Lagedo. Miguel Martins afirma que a estação não respeita as normas.
A ribeira está integrada na bacia hidrográfica do rio Dão e chegou a ter, segundo a população, grandes quantidades de peixes que hoje são praticamente inexistentes. Com a água acinzentada, opaca e com espuma branca à superfície, o Rio Tabuaça recebe ainda descargas de um matadouro de aves.
Miguel Martins defende mesmo que Viseu é o distrito que pior trata os seus recursos hídricos.
O Partido Ecologista Os Verdes a questionar o Governo sobre o futuro da poluição no Rio Tabuaça e o mau funcionamento da ETAR de Fiais da Telha.
Comente este artigo