Home / Notícias / Alunos com necessidades especiais estão limitados ao 9ºano

Alunos com necessidades especiais estão limitados ao 9ºano

Alunos com Necessidades Educativas Especiais e que terminaram o 9º ano de escolaridade, não têm uma Unidade Especializada destinada às suas carências. A ausência dos apoios nas escolas secundárias limita os alunos a frequentarem o ensino.

Filomena Pires, deputada do PCP, lamenta que não haja um apoio especializado e lembra o direito a uma educação inclusiva garantida pelo estado.

Filomena Pires adianta que a carência é nacional mas preocupante no distrito de Viseu. A igualdade no acesso ao ensino não existe.

A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência determina, o direito das pessoas com deficiência à Educação, definindo que o Estado deve garantir “um sistema de educação inclusiva a todos os níveis e uma aprendizagem ao longo da vida”.

O PCP insiste na necessidade de se concretizarem medidas que garantam a plena e efetiva inclusão dos jovens com necessidades educativas especiais em todo o ensino obrigatório.

A deputada explica que o objectivo é perceber se o Governo tem conhecimento da situação e da angústia dos pais destes jovens e se reconhece a necessidade de criar, com urgência, uma Unidade de Apoio Especializado para alunos com Multideficiências, numa das escolas secundárias do concelho de Viseu.

A inexistência de respostas nas escolas secundárias da rede pública, no concelho de Viseu, de uma Unidade Especializada destinada a alunos com Autismo ou Multideficiência levou o Grupo Parlamentar do PCP a questionar o Ministério da educação sobre o futuro que estes jovens podem esperar.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo