A IFA – International Flight Academy adquiriu um simulador de Boeing 737 MAX. O equipamento vem juntar-se ao ALSIM AL250, num investimento somado de 1 milhão de euros para o novo cluster aeronáutico de Viseu.
A IFA – International Flight Academy, empresa líder na formação aeronáutica em Portugal, anunciou esta quinta-feira a aquisição de um simulador de Boeing 737 MAX para o seu polo de atividade em Viseu.
Este investimento vem assim juntar-se à já anunciada aquisição do ALSIM AL250, que possibilita uma simulação imersiva e realista de pilotagem de três modelos de aeronaves distintos — Cessna 172, Piper PA28R Arrow e Piper PA44.
De acordo com José Madeira, diretor-executivo da IFA: “Agora, com o mais recente simulador de 737 da Boeing, a IFA reforça ainda mais a capacidade para uma formação de excelência, consolidando Viseu como um centro de referência na formação de pilotos em Portugal e na Europa”.
O novo simulador será instalado no coração do cluster aeronáutico de Viseu, em colaboração com o Piaget. Com este investimento, o polo e a cidade de Viseu terão condições absolutamente ímpares para a formação de pilotos a que se juntam todas as outras valências, tais como a frota, a manutenção de aeronaves, as salas de aula, biblioteca, refeitórios e alojamento no campus.
Juntamente com o simulador do A320 já em funcionamento na IFA desde 2023, a capacidade da IFA de operar as famílias A320 e Boeing 737 significa que os alunos podem aprender a pilotar dois tipos de aeronaves que representam praticamente 90% da frota mundial de médio curso – muito provavelmente o ponto de partida das suas carreiras como cadetes.
Adicionalmente, o novo simulador de Boeing 737 oferece capacidades avançadas de treino, com tecnologia de ponta que cumpre rigorosamente normas EASA e FAA. Fabricado pela FTD Aero, uma empresa reconhecida e com experiência desde 2009 no fabrico de componentes e simuladores de Boeing 737 e Airbus A320, este equipamento, um simulador FNPT II de Boeing 737 Max, é um simulador de base fixa totalmente funcional, preparado para treinos de MCC e APS/MCC.
A inclusão de componentes OEM variados como Flight Controls, Switches e Circuit breakers, em conjunto com um sistema que simula falhas hidráulicas, elétricas e mecânicas, faz com que este conjunto seja também facilmente convertível em FTD2 o que é um elemento significativo uma vez que a legislação europeia será brevemente alterada para que estes dispositivos sejam amplamente utilizados em cursos de Type Rating.



Comente este artigo