O Radar Social é um programa de intervenção comunitária e desenvolvimento local, que pretende identificar pessoas, famílias e/ou grupos em situações de vulnerabilidade social, encaminhando para respostas ajustadas à sua resolução. A implementação deste programa surge de uma candidatura apresentada pelo Município ao programa “Radar Social”, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
A segunda fase do programa iniciado no terreno em janeiro de 2025, pela equipa constituída por uma Psicóloga e uma Assistente Social, sucede ao período de atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social e ao mapeamento dos recursos locais e regionais existentes, procurando-se desta forma, potencializar respostas às problemáticas futuramente (re)conhecidas.
O programa Radar Social, revela o compromisso da autarquia com o bem-estar dos seus munícipes, com vista à co-construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A Coordenadora do projeto Dra. Cristina Oliveira, afirma: “Com o programa Radar Social, procuramos auscultar as carências reais das pessoas… das famílias. O trabalho social, vive muito da expressão do trabalho em rede. A operacionalização dos objetivos deste programa, passa necessária e significativamente pelo envolvimento, participação cívica e cooperação de TODOS, assumindo-se agentes ativos na Mudança Social“.
Cristina Oliveira
Técnica Superior de Psicologia
Comente este artigo