O Município de Mangualde transferiu recentemente, para as contas de 90 agricultores do concelho uma verba de cerca de 27 mil euros. Este apoio foi atribuído no âmbito das candidaturas apresentadas em 2023, ao abrigo do regulamento municipal de Incentivo ao Pastoreio e às Raças Autóctones de Ovinos do Concelho de Mangualde.
Os 90 beneficiários destes apoios possuem, no total, cerca 1500 ovinos Serra da Estrela, que produzem, anualmente, cerca de 81 mil litros de leite. Estes agricultores dedicados à pastorícia têm ainda perto de três mil ovelhas de raças indeterminada.
A autarquia ao apoiar a pastorícia pretende valorizar a atividade e garantir a preservação da raça autóctone, indispensável à produção do queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Controlada).
“Melhorar e preservar o padrão elevado de sanidade pecuária e seus produtos derivados em conformidade com o exigido pelo Ministério da Agricultura é uma preocupação deste município, onde está instalada a maior unidade de produção Queijo Serra da Estrela DOP”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida.
Até quarta-feira, 31 de julho, os agricultores podem voltar a candidatar-se a estes apoios junto do Gabinete de Apoio ao Agricultor do Município de Mangualde.
(Fonte: Município de Mangualde)
Comente este artigo