Home / Notícias / Assinado contrato para a construção do Estabelecimento de Resende da APPACDM Viseu

Assinado contrato para a construção do Estabelecimento de Resende da APPACDM Viseu

No Seminário Menor de Resende, foi assinado o contrato de empreitada para a construção do Estabelecimento de Resende da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu.

A obra de ampliação e requalificação parcial do Seminário Menor de Resende exigirá um investimento aproximado de 2 milhões e 200 mil euros, ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3ª Geração (PARES 3.0) promovido pelo Governo. O Município de Resende assumirá o financiamento não comparticipado pelo PARES 3.0. As obras, adjudicadas à empresa Arcelino Cardoso Costa Lda., arrancam no último trimestre de 2023.

Numa ala do edifício histórico do Seminário Menor de Resende ficarão instaladas as respostas sociais: Centro de Atividades e Capacitação Para a Inclusão (CACI) e Lar Residencial; cada com uma capacidade para 30 pessoas com deficiência.

Na abertura da cerimónia de outorga do Contrato, o Presidente do Município de Resende, Garcez Trindade, deu as boas vindas a todos e sublinhou a importância desta obra social para o Concelho de Resende. “O Município de Resende, atualmente, com diversas intervenções urbanas a concluir, como a reabilitação do Edifício Termal de Caldas de Aregos, tem tido paralelamente uma grande aposta na ação social. Foi com grande empenho que, desde o início, o Município acolheu este Projeto, incluindo algum esforço financeiro para a sua empreitada.”

Representando a Diocese de Lamego, o Padre António José dos Santos Ferreira, responsável pelo Seminário Menor de Resende, enalteceu a obra social que o Seminário Menor de Resende acolhe nas suas Instalações, “que está em consonância com a missão humana e formadora de Homens do edificado e da Instituição”.

Pedro Baila Antunes, presidente da Direção da APPACDM Viseu, agradeceu às duas instituições de Resende, que, através desta parceria, possibilitaram a Obra impulsionada pela anterior Direção, presidida pelo Dr. António Lemos. “A APPACDM Viseu, para além dos seus estabelecimentos na cidade de Viseu, com o futuro Estabelecimento de Resende, a Norte, e, a Sul com o Estabelecimento de Santa Comba Dão (que celebra 10 anos em setembro), passará a cobrir todo o distrito de Viseu, alargando a sua missão e intervenção fortemente humanista, assumindo-se cada vez mais como uma referência nacional no domínio das pessoas com deficiência”.

No início de setembro, na sede da instituição em Repeses, Viseu, inicia-se já a empreitada de construção de um novo edifício destinado a CACI, com capacidade para 60 pessoas com deficiência. Uma obra financiada pelo PRR e pela APPACDM Viseu, num investimento próximo de um milhão de novecentos mil euros.

 

Pode ver também

PALÁCIO DO GELO SHOPPING COM ANIMAÇÃO DE NATAL

 Palácio do Gelo Shopping está em festa com a celebração de mais uma época natalícia. Depois …

Comente este artigo