Home / Notícias / Câmara de Moimenta da Beira lança “projeto inovador” para trabalhadores das IPSS

Câmara de Moimenta da Beira lança “projeto inovador” para trabalhadores das IPSS

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira vai iniciar o projeto “Harmoniza-te” direcionado a trabalhadores de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), para combater os impactos da pandemia covid-19.

“Trata-se de uma resposta excecional que envolve uma panóplia de atividades de promoção e valorização do bem-estar físico, mental e social e da autoestima dos profissionais do setor”, explica, citado numa nota da autarquia, enviada hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara de Moimenta da Beira.

No comunicado de imprensa, o socialista Paulo Figueiredo justifica o surgimento do projeto após a pandemia de covid-19, por terem sido “tempos duríssimos”, em que os colaboradores das IPSS “foram muito afetados”.

“É uma resposta verdadeiramente inovadora, inspiradora e exemplar. Um projeto inovador que valoriza e promove o bem-estar dos colaboradores das IPSS, depois da dura luta contra a pandemia”, defende.

Assim, “Harmoniza-te” surge de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, e as IPSS do concelho, de forma a “combater o impacto da pandemia nos colaboradores” destas instituições.

Na segunda-feira começam as atividades, com “sessões motivacionais e de relaxamento” ao mesmo tempo que a autarquia promove a “redução do valor das taxas nos equipamentos desportivos e similares para todos os colaboradores” das IPSS.

“Constatámos uma nova realidade e vamos já começar a combatê-la. Na verdade, a pandemia de covid-19 obrigou as IPSS a trabalhos e preocupações novas e, durante cerca de três anos, exigiu um esforço e um desgaste, por vezes extenuante”, refere.

Paulo Figueiredo considera que os colaboradores destas instituições foram, “em muitos casos, levados ao limite das suas capacidades físicas e psicológicas” e este projeto “vai ajudar muito a dar resposta a esse desgaste”.

“As IPSS, tal como as conhecemos, sempre centraram com mérito e distinção as suas preocupações nos idosos, isso é comprovado pelas atividades, cuidados, tratamentos, entre outros, que estas instituições oferecem aos seus utentes”, destaca o autarca.

Um trabalho que, no seu entender, as IPSS vão “continuar sempre a manter e a cumprir quer em qualidade como em quantidade de serviços que os seus colaboradores prestam”.

“Urge agora ‘olhar’ e ‘cuidar’ de quem se preocupa e trata dos idosos, sendo que um serviço de qualidade nestas instituições depende e muito da competência, satisfação e motivação” dos seus colaboradores, sublinha.

Neste sentido, surge o “Harmoniza-te”, conclui o autarca, considerando “o desgaste resultante desta profissão, para além de estar a ‘pesar’ nos colaboradores, está também a dificultar a contratação de novos” profissionais.

Um desgaste que, alerta Paulo Figueiredo, “não é só físico, mas é também causado pelos horários exigentes e responsabilidades acrescidas” dos trabalhadores das IPSS.

Lusa

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo