É mais uma medalha conquistada pelo espumante Terras do Demo, produzido pela Cooperativa do Távora, em Moimenta da Beira. Foi de ‘Prata’, para um ‘Rosé’ de 2021, e alcançada entre mais de 1200 vinhos desta cor rosada de todo o mundo que competiam para a obtenção das cobiçadas medalhas do Concurso Mundial de Bruxelas 2023, internacionalmente reconhecido como concurso enológico de referência.
A avaliação foi feita por peritos (55 provadores profissionais) especializados, selecionados pelos seus conhecimentos e capacidade de provar todos os tipos de vinhos de acordo com as suas particularidades, que com independência, rigor e um o processo de degustação posto em prática, garantem e tranquilizam os consumidores que podem comprar vinhos medalhados com toda a confiança, em particular o ‘rosé’ Terras do Demo agora premiado.
“Trata-se de mais um galardão que nos enche de orgulho e que confere, uma vez mais, o merecido reconhecimento do trabalho produzido por todos os que estão envolvidos na sua produção”, atesta João Silva, Presidente da direção da Cooperativa Agrícola do Távora.
O território de Moimenta da Beira, tal como o de toda a Região Demarcada Távora – Varosa, dadas as suas condições únicas (solos graníticos, primários e pobres em calcário, altitudes elevadas, clima temperado continental, entre outras), faz com que se traduza num lugar privilegiado para a produção dos melhores vinhos e espumantes nacionais, e ainda da maçã, particularmente a tão apreciada variedade “Bravo de Esmolfe”. São os rios Távora e Varosa que dão o nome à região constituída pelos concelhos de Moimenta da Beira, Tarouca, Sernancelhe e ainda algumas freguesias dos municípios de Penedono, S. João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar e Lamego.
Comente este artigo