Home / Notícias / Comunidade Viseu Dão Lafões lança projeto para ligar os 14 municípios da região

Comunidade Viseu Dão Lafões lança projeto para ligar os 14 municípios da região

 A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões arrancou hoje com um plano de ecovias com o intuito de ligar os 14 concelhos que integram a região, aproveitando as ecopistas existentes de modo que nasça uma rede ciclável.

“O Plano de Ecovias da Região, que se pretende construir, vem promover o desenvolvimento de uma rede ciclável que irá concretizar a ligação entre as infraestruturas já existentes”, esclarece a CIM num comunicado.

Neste sentido, a CIM Viseu Dão Lafões quer aproveitar “a Ecopista do Dão, a Ecopista do Vouga (em fase final de construção) e a Ecovia do Mondego (também em fase final de construção)” e agregar os restantes municípios não abrangidos por estas vias.

Os oito municípios sem ecopista e que vão agora integrar o projeto de ecovias da Comunidade são os de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva.

“Esta é uma iniciativa que mostra a importância que entidades como as CIM, com a sua capacidade de pensar os seus territórios como um todo e enquanto espaços de decisão, têm para o desenvolvimento regional”, defende o presidente da CIM.

Fernando Ruas, também presidente da Câmara Municipal de Viseu, considera que esta iniciativa “assume múltiplas vertentes relacionadas com o desenvolvimento do território”.

“Por um lado, temos a vertente ligada à atividade física e do lazer, na medida em que esta rede vem democratizar e promover uma maior fruição do espaço público intermunicipal por todos”, afirma.

Também na questão ambiental, “esta iniciativa vem reforçar a aposta intermunicipal em novas formas de mobilidade suave, apostando numa maior sustentabilidade territorial”, acrescenta.

O projeto, que teve hoje “o tiro de partida”, como disse Fernando Ruas, vai permitir “a diminuição do uso do automóvel, em alguns trajetos dentro dos municípios e entre eles, com benefícios evidentes ao nível da redução de emissões de CO2″.

O próximo passo, esclarece a CIM Viseu Dão Lafões no mesmo comunicado, passa por “desenvolver trabalhos tendentes à elaboração do estudo prévio para a elaboração do plano”, o que acontecerá nos “próximos meses”.

“É com muita satisfação que a CIM dá este primeiro passo” para alargar, “forma integrada, a rede intermunicipal de vias cicláveis. Esta será uma obra estruturante para toda a região, na medida em que irá conferir novas oportunidades de vivência do território”, sustenta o secretário executivo da Comunidade.

Nuno Martinho destaca “dois aspetos muito importantes” como “a componente ligada à coesão social e territorial” e “o desenvolvimento económico associado à atividade turística que este tipo de infraestrutura promove”.

Atualmente, a nível intermunicipal, a região conta com a Ecopista do Dão (49 km) e com a Ecopista do Vouga (66 km) que ligam a território vizinho, através da Ecovia do Mondego (41 km), fazendo, assim, a ligação à Região de Coimbra.

As atuais ecovias atravessam os municípios de Santa Comba Dão, Tondela, Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades e este novo plano integra os restantes oito municípios da CIM Viseu Dão Lafões.

O arranque do plano de ecovias da região Viseu Dão Lafões aconteceu à margem de uma reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal, na sede da CIM, em Tondela (distrito de Viseu), e contou com a presença dos autarcas envolvidos no projeto.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo