Home / Notícias / Ministro das Infraestruturas comprometeu-se, em Viseu, a acelerar requalificação do IP3
João Galamba, ministro das Infraestruturas

Ministro das Infraestruturas comprometeu-se, em Viseu, a acelerar requalificação do IP3

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, comprometeu-se hoje a desenvolver esforços para acelerar a requalificação do Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra, atendendo à importância que esta estrada tem para a região Centro.

“Farei tudo ao meu alcance para, em articulação com a Infraestruturas de Portugal, acelerarmos o desenrolar desta obra e termos o lançamento da empreitada entre o segundo e o terceiro trimestre de 2023, e máquinas no terreno em 2024”, afirmou o governante, durante uma cerimónia em Viseu.

Referindo-se àquela que “é a maior obra rodoviária financiada pelo Orçamento do Estado”, o ministro admitiu os atrasos que tem havido.

“O projeto do IP3 tem sofrido alguns atrasos face ao planeado, não só pelas restrições impostas pelo período de pandemia, mas também devido à dimensão e complexidade do projeto, e ao atraso no processo de Avaliação de Impacte Ambiental”, justificou.

Por isso, tem “acompanhado de perto o empenho da Infraestruturas de Portugal para dar sequência às solicitações das diferentes entidades e também a articulação que tem sido feita com a Agência Portuguesa do Ambiente”.

“Sabemos bem da relevância desta estrada que atravessa seis concelhos (Coimbra, Penacova, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Viseu), pertencentes aos distritos de Coimbra e Viseu, e que tem impacto na área de duas Comunidades Intermunicipais”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (PSD), também aproveitou o seu discurso para falar do IP3, mas não da requalificação do atual traçado.

“Senhor ministro, pedia-lhe encarecidamente que levem a Bruxelas a possibilidade de financiar o IP3 e torná-lo numa autoestrada”, disse o autarca.

Fernando Ruas contou que, numa recente deslocação a Bruxelas, percebeu que, “se houvesse justificação, pelo Governo do Estado membro respetivo, para haver a obra, ela poderia ser financiada”.

“Tive oportunidade de dizer que não vejo nenhuma outra estrada, se calhar na Europa, onde seja mais fácil justificar a sua duplicação”, frisou o antigo eurodeputado.

Por isso, Fernando Ruas disse esperar que o Governo português leve à Direção Geral de Política Regional (DG Regio) da Comissão Europeia “a possibilidade de financiar esta estrada com perfil de autoestrada”.

“O senhor ministro acabou de afirmar, com a senhora ministra (da Coesão) Ana Abrunhosa, que o IC (Itinerário Complementar) 31, que liga a (autoestrada) A23 à fronteira espanhola, vai ter perfil de autoestrada. Ninguém daqui perdoaria o Governo se não fizesse a mesma coisa em relação ao IP3. Ninguém perdoaria”, sublinhou.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo