Home / Notícias / Câmara de Viseu pede prorrogação da descentralização da ação social

Câmara de Viseu pede prorrogação da descentralização da ação social

A Câmara Municipal de Viseu pediu uma prorrogação da descentralização da área da ação social, em consequência do adiamento da transferência de competências que foi definido por lei e decidido pelo Governo para dia 3 de abril de 2023.

“Este processo não é uma transferência. É uma municipalização que nos é imposta e que teremos, obviamente, de cumprir e de agir de acordo com ela. É uma lei, mas nem foi negociada connosco”, referiu o Presidente da Câmara, Fernando Ruas.

“Viseu vai fazer o exercício que lhe compete como também as outras Câmaras Municipais do país vão ter de fazer”, esclareceu o autarca, durante a Reunião de Câmara.

“O Estado quis transferir esta área para os municípios sem a mochila financeira adequada. Em boa hora o Governo está, agora, a colocar em cima da mesa transferir mais de 91 milhões de euros para os municípios, mais 35 milhões de euros em relação ao valor que estava inicialmente previsto”.

Recorde-se que a transferência definitiva e obrigatória de competências na área da ação social para os municípios esteve prevista para 1 de abril de 2022, após vários adiamentos.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo