Home / Notícias / Município de Lamego cria espaço de lazer no centro histórico

Município de Lamego cria espaço de lazer no centro histórico

A zona ribeirinha do Bairro da Ponte, em Lamego, terá um novo espaço de lazer para uma “nova dinâmica” na zona histórica, num investimento na ordem dos 800 mil euros, anunciou o presidente da Câmara Municipal.

“Esta intervenção era urgente e muito aguardada pelos moradores e antigos moradores do Bairro da Ponte. Acredito que a criação de um novo parque de lazer neste local vai incentivar o aparecimento de novas atividades económicas pelos privados”, defendeu Francisco Lopes.

Num comunicado de imprensa, o presidente da Câmara de Lamego, o social-democrata Francisco Lopes, considerou que “o potencial existe e é enorme”, em especial em atividades “ligadas ao turismo e aos saberes e produtos tradicionais” de Lamego.

Na mesma nota esclareceu que o novo parque de lazer “engloba a construção de um edifício com bar, esplanada, instalações sanitárias, balneário e arrecadação”, dispondo ainda de “uma zona de merendas, um parque infantil e um campo de jogos”.

“Com vista a uma melhor integração com a área envolvente, serão utilizados no exterior o granito e a madeira, como principais materiais de construção”, discrimina o documento, enviado à agência Lusa.

Com esta requalificação que o Município de Lamego está a fazer “na zona ribeirinha do Bairro da Ponte”, o líder do executivo municipal disse acreditar que vai “dar maior atratividade turística e gerar novas dinâmicas nesta zona histórica da cidade”.

O autarca esclareceu que as obras “já estão a ser executadas no terreno, num investimento que ascende a 789.494,34 euros +IVA, contando com o apoio de fundos comunitários, através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE)”.

“Outrora uma das zonas mais empreendedoras e fervilhantes da cidade, o Bairro da Ponte é, neste momento, uma zona envelhecida e com várias habitações degradadas”, assumiu o autarca que defendeu a intervenção para “dar uma nova vida a esta zona histórica”.

Com esta requalificação da linha de água, junto ao rio Balsemão, o executivo municipal pretende fazer daquela área um “espaço nobre” que “estimule o gosto dos moradores e dos visitantes pelo contacto com a natureza”.

Ao mesmo tempo, continuou o autarca, a requalificação do espaço “pretende estimular também o gosto pelo desporto ao ar livre, pela preservação do património natural e pela sensibilização ambiental”.

O novo investimento municipal, referiu o documento, “terá ainda como projeto complementar o “Caminho dos Monges”, uma iniciativa intermunicipal” desenvolvida pelas autarquias de Lamego e Tarouca.

Este projeto dos dois municípios do norte do distrito de Viseu, centra-se no percurso que “percorre o antigo caminho, que os Monges de Cister faziam desde o Mosteiro de São João de Tarouca até ao Douro”.

Lusa

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo