Home / Notícias / Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões exige “requalificação urgente” do IP5

Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões exige “requalificação urgente” do IP5

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões exigiu hoje ao Governo a “requalificação urgente” do Itinerário Principal (IP) 5, atendendo ao estado de degradação em que se encontra desde a transformação de parte do seu traçado em autoestrada.

Em comunicado, o conselho intermunicipal da CIM lembrou que, após a sua construção, na década de oitenta do século passado, o IP5 (entre Aveiro e Viseu) “rapidamente se transformou num dos principais eixos rodoviários de Portugal”, registando “elevado nível de sinistralidade”.

“Com a transformação de grande parte do traçado do antigo IP5 em autoestrada (A25), verifica-se um completo abandono da manutenção, em toda a sua extensão”, lamentou.

Segundo a CIM, “o estado de degradação do IP5 tem vindo a agravar-se ao ponto de a circulação constituir um elevado risco para os utentes”, tendo já havido “vários acidentes, alguns dos quais fatais”.

A isto acresce o “elevado risco para a segurança dos residentes nas proximidades dos troços em causa”, frisou a estrutura intermunicipal, lembrando que, “ainda recentemente, houve a lamentar mais um trágico acidente, do qual resultou a morte de uma jovem” que vivia em Oliveira de Frades.

“O IP5 é uma via de extrema importância para a economia dos concelhos que atravessa, para a região Viseu Dão Lafões e para Portugal. Devido ao elevado tráfego rodoviário (nomeadamente de veículos pesados), a sua deficiente manutenção tem contribuído para um elevado risco de segurança”, sublinhou.

A CIM pediu também ao Governo “a isenção do pagamento de portagens na A25, nos nós de acesso existentes” no seu território, até à conclusão da intervenção pedida.

Lusa

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo