Os documentos das Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da câmara de Sátão para o ano de 2023, no valor de 17,5 milhões de euros, foram aprovados em reunião da Assembleia Municipal.
Segundo o presidente da autarquia, Alexandre Vaz, o Orçamento para o próximo ano é o maior de que há memória, em relação ao de 2022 ouve um aumento de 4 milhões de euros.
O aumento deve-se essencialmente ao município ter assumido a transferência de competências na área da educação. Para 2023 a câmara de Sátão tem prevista uma receita corrente de 12 milhões de euros e de capital 5 milhões de euros e de despesa corrente o município prevê 9 milhões de euros e de despesa de capital 8 milhões de euros, referiu o autarca Alexandre Vaz.
Para o próximo ano em matéria da rede viária o município de Sátão prevê trabalhar em articulação com CIM Viseu Dão Lafões, e as prioridades passam pela conclusão da ligação das Estradas Nacionais 229 e 329.
Para 2023 a câmara de Sátão vai avançar com a requalificação da estada do Barro Branco no valor de 430 mil euros. Segundo o autarca Alexandre Vaz, a obra vai ser entregue ao empreiteiro até ao final deste ano e o início dos trabalhos estão previstos para janeiro de 2023.
No Plano de Atividades e Orçamento da câmara de Sátão para o ano de 2023, a rede de abastecimento público de água prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Água, junto ao rio Vouga, no entanto, para o autarca de Sátão, para que o concelho fique servido com o abastecimento em alta a opção passa pela adesão ao sistema da Águas do Douro e Paiva.
Na rede de saneamento para 2023, a câmara de Sátão tem previstas as Estações de Tratamento de Águas residuais de Contige, Samorim e a alteração da ETAR de Rio de Moinhos.
O presidente da Junta de Freguesia de Sátão e deputado da oposição socialista mostrou-se preocupado com o Orçamento da câmara de Sátão previsto para 2023, em causa, disse António José Carvalho, está a verba da despesa corrente, que segundo o deputado, é superior as despesas de capital.
Para o deputado socialista Ricardo Almeida, o Orçamento da câmara de Sátão para 2023, é um documento na maioria uma cópia do Orçamento deste ano. O Plano, segundo o deputado, não tem uma visão de futuro quando são esquecidas as novas tecnologias.
As previsões das Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da câmara de Sátão para o ano de 2023 foram aprovadas com 19 votos a favor, três abstenções e sete votos contra.
Comente este artigo