Home / Notícias / Águas do Norte investe 1,5 milhões de euros em água e saneamento em Cinfães

Águas do Norte investe 1,5 milhões de euros em água e saneamento em Cinfães

A Águas do Norte vai avançar com uma empreitada no valor de 1,5 milhões de euros (ME) para construção de redes de saneamento e abastecimento de águas em duas freguesias de Cinfães, anunciou hoje a empresa.

“A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de construção de redes de saneamento e de abastecimento de água nas freguesias de Travanca e Nespereira, no concelho de Cinfães”, na zona norte do distrito de Viseu, especifica.

Num comunicado de imprensa, a Águas do Norte refere que “o investimento, no valor de cerca de 1,5 milhões de euros, tem o prazo de execução de 65 semanas” e que “deverá começar dentro de dias”, uma vez que a obra já foi adjudicada.

“Os trabalhos agora iniciados incluem a instalação de cerca de seis quilómetros de rede de saneamento, com um total de 196 ramais domiciliários, assim como a construção de duas estações elevatórias”, discrimina o documento.

No que diz respeito ao abastecimento de água, a obra inclui a “construção de cerca de seis quilómetros de condutas de distribuição, permitindo a execução de 176 ramais domiciliários” nestas duas freguesias.

“Para municípios do interior como é o caso de Cinfães, com uma área de 240 quilómetros quadrados (Km2), 14 freguesias e 502 lugares, com lugares a 10 e a 1200 metros de altitude, levar a água e o saneamento a todas as habitações é dos maiores desafios”, assumiu o presidente da Câmara de Cinfães.

Armando Mourisco disse à agência Lusa que investimentos como este, em parceria com o município, “são fundamentais para o desenvolvimento do concelho e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e gentes” de Cinfães.

“Muito tem sido feito nos últimos anos, mas muito ainda está por fazer. Nos últimos anos foram investidos mais de 10 milhões de euros em água e saneamento no concelho de Cinfães, em parceria com as Águas do Norte ou o município isoladamente”, referiu.

Mesmo com todos estes investimentos, continuou o autarca “o problema não fica resolvido” e, por isso, Armando Mourisco adiantou que já reivindicou um “reforço do quadro comunitário e criados novos envelopes financeiros específicos para esta área”.

A Águas do Norte afirma, na nota de imprensa, que, com a conclusão destas obras, também “uma parte significativa da população residente no concelho de Baião”, concelho vizinho, mas do distrito do Porto, vai beneficiar desta empreitada.

“Tem a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”, justifica a Águas de Portugal.

A empresa refere ainda, na mesma nota, que a obra é financiada por fundos comunitários já “aprovados em um milhão de euros” e apoia “apenas as infraestruturas de saneamento de águas residuais”.

Lusa

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo