Home / Notícias / Desporto / Mais de 1.100 automóveis, motos e aviões a partir de sexta-feira no Caramulo
Fotografia de: João Lavadinho

Mais de 1.100 automóveis, motos e aviões a partir de sexta-feira no Caramulo

Mais de 1.100 automóveis, motos e aviões vão participar, de sexta-feira a domingo, na XVII edição do Caramulo Motorfestival, em Tondela, que contará com Emerson Fittipaldi e Carlos Tavares entre os pilotos convidados.

Um dos pontos altos deste festival motorizado é a rampa histórica, uma prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição (nas categorias de velocidade e regularidade).

“A edição de 2022 da Rampa Histórica Michelin conta com o número recorde de mais de 160 automóveis, que participam na concentração turística e competem no troféu monomarca Kia GT Cup e nas vertentes Speedmasters e Chronomasters”, avançaram o Museu do Caramulo e o Automóvel Clube de Portugal, que organizam o festival.

A rampa voltará a ter a categoria pré-guerra, “destinada a automóveis produzidos até 1939 e que celebra a era dourada do automobilismo, e a categoria dedicada aos Formula Vee, monolugares com base no chassis do popular Volkswagen Carocha”, acrescentou a organização.

Na lista de pilotos convidados a participar, quer na rampa histórica, quer no convívio com o público, estão Emerson Fittipaldi (bicampeão do mundo de Fórmula 1), Carlos Tavares (piloto e CEO da Stellantis), André Villas-Boas (colecionador de automóveis antigos e veterano de provas de todo-o-terreno, como o Rali Dakar).

A dupla Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, que se fará acompanhar do Mitsubishi Lancer Evo III (com o qual venceu o Campeonato do Mundo de Ralis de Grupo N, em 1995), também estará no Caramulo, concelho de Tondela e distrito de Viseu.

A lista de pilotos convidados inclui ainda Manuel Gião, Rui Ramalho, Pedro Salvador, Veloso Amaral, Pedro Villas-Boas, Francisco Sande e Castro, Ricardo Teodósio, Bruno Magalhães, Ricardo Megre, Rita Vieira, José Pedro Fontes, Hugo Lopes, João Rôlo, Rufino Fontes, Filipe Paiva e José Sequeira (os dois últimos de trial).

Segundo a organização, este será um evento sustentável, incluindo iniciativas que contribuem para a neutralização de emissões de carbono, com o objetivo de “deixar o maior impacto possível nos seus visitantes com o menor impacto possível no planeta”.

“Pela primeira vez, as emissões de carbono emitidas pelos participantes da Rampa Histórica Michelin e dos visitantes que participam no evento com os seus automóveis clássicos serão compensadas através da aquisição de créditos de carbono pela organização do Caramulo Motorfestival”.

Em parceria com a Tabaqueira, será também desenvolvida a campanha de sensibilização “O Caramulo não é um cinzeiro”, que visa “alertar e encorajar os consumidores a deporem devidamente os filtros de cigarros em cinzeiros”, e voltarão a ser fornecidos copos reutilizáveis em todos os bares do evento.

O festival associa-se também a causas sociais, como a Race for Good, um movimento criado por André Villas-Boas, e o projeto The Good Drive, que “propõe ligar os proprietários de automóveis clássicos com organizações de caráter social”.

Entre as novidades deste ano está a possibilidade de visitar o Caramulo Experience Center, um espaço dedicado a todos aqueles que “restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas”, situado a cerca de um quilómetro do recinto do festival, mas que tem transporte garantido pela organização.

A exposição temporária “Regresso dos Supercarros”, o aumento do espaço do Bikersville e também da Feira de Automobilia são outras novidades.

A organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, incluindo no programa de três dias atividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas com música.

Durante todo o fim de semana, o público vai poder também “apreciar os voos rasantes e as acrobacias do clássico Pitts SB2, um avião que desafia a física e a gravidade”.

O programa integra ainda vários encontros, passeios e concentrações, de várias marcas de automóveis e não só.

“Como já é tradição, o Caramulo Motorfestival recebe uma concentração de veículos militares veteranos da Segunda Guerra Mundial, representando os dois lados do conflito, os Aliados e o Eixo. A esta exposição histórica e encenada, junta-se este ano a Força Aérea Portuguesa, que se fará representar por veículos de emergência e um helicóptero Alouette, entre outros dispositivos”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo