A candidatura “foi formalmente entregue nas mãos do presidente” da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, após o término da quarta etapa da volta a Portugal em bicicleta, esta segunda-feira, em Viseu
O vereador do Desporto da Câmara de Viseu disse hoje que o processo de candidatura para ser Cidade Europeia do Desporto em 2024 “cumpre todos os requisitos” e que, se for, terá atividades diárias, amadoras ou de alta competição.
“Nós fizemos a candidatura para, em 2024, ser Viseu Cidade Europeia do Desporto e essa candidatura está a ser analisada, mas cumpre todos os requisitos até ao momento e, portanto, não teremos grandes dúvidas que após a análise que será feita, que iremos ser”, assumiu Pedro Ribeiro.
A candidatura “foi formalmente entregue nas mãos do presidente” da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, após o término da quarta etapa da volta a Portugal em bicicleta, esta segunda-feira, em Viseu.
Em declarações à agência Lusa, o autarca disse que “é uma candidatura que está dentro da filosofia” do executivo municipal, que quer “desporto para todos e melhorar infraestruturas e acessos para um desporto mais inclusivo”.
A nível europeu são cerca de 60 cidades candidatas e, em Portugal, “é uma só e a pretensão é que seja Viseu, para também coincidir com o fim da volta a Portugal em bicicleta em 2024” e para isso, “só falta verificar se o dossiê está de acordo com o pretendido” pelo executivo autárquico.
“E nós queremos mais atletas, mais atletas femininos, mais novos e também mais seniores. Uma das linhas a cumprir é ter todos os dias, ao longo desse ano, alguma atividade desportiva a acontecer”, admitiu Pedro Ribeiro.
Isto porque o “ritmo é sempre no sentido de melhorar, ao nível dos equipamentos, da descentralização ou da inclusão e, Viseu a ser Cidade Europeia do Desporto, quer dizer que haverá atividades amadoras e grandes eventos profissionais” no concelho.
“Teremos grandes eventos e temos o compromisso de melhorar algumas infraestruturas também, mas entendemos o Desporto como algo que não é só por competição e que todos os viseenses devem ter atividade física”, sustentou.
Neste sentido, defendeu que o objetivo “é ter todos os dias do ano algo que leve mais viseenses a serem mais ativos e mais saudáveis também”, além da componente dos “grandes eventos e competições desportivas”.
Lusa
Comente este artigo