A Infraestruturas de Portugal anunciou esta sexta-feira, 22 de abril, a abertura do concurso público para a construção da nova ligação entre o Parque Industrial de Mundão e o IP5. A obra está incluída no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito das áreas de acolhimento empresarial – Acessibilidades Rodoviárias.
Alexandre Vaz, autarca de Sátão, em declarações à Alive Fm, diz que, após vários anos a obra vai iniciar-se, em que o município de Sátão e Viseu reuniram esforços para que a atual ligação pela EN 229 fosse melhorada.
O novo troço entre Mundão e o IP5 tem um custo de 11.6 ME e um prazo de execução de 14 meses. O troço entre Sátão e Mundão, obra já com contrato de empreitada assinado, tem um custo de 4 ME.
Após vários anos, com a EN 229 a suportar a circulação de milhares de viaturas diariamente, o Governo pretende com esta obra, que segundo o autarca de Sátão irá arrancar até ao final deste ano, melhorar as atuais condições de mobilidade e segurança.
Alexandre Vaz realça ainda, que este não era o traçado desejado pelos municípios de Sátão e Viseu, as duas autarquias defendiam uma ligação em perfile de autoestrada, no entanto, diz o autarca que esta requalificação vai melhorar substancialmente o acesso de Sátão e todos os concelhos do norte do distrito à cidade de Viseu.
Comente este artigo