Já arrancaram as obras de alargamento da ponte de Lamas, na Estrada Municipal 581 que atravessa o rio Vouga e faz a ligação da vila de Sátão a Ferreira de Aves e todo o norte do concelho.
As obras de alargamento do tabuleiro, segundo o autarca de Sátão Alexandre Vaz, são de “extrema necessidade” pelo facto de a ponte não suportar a circulação de duas viaturas em simultâneo e a própria segurança dos condutores.
Recorde-se que em finais de novembro de 2017 a infraestrutura foi alvo de um estudo geológico e geotécnico de avaliação de sustentabilidade da ponte. O relatório, aconselhou na altura a reparação de um dos tabuleiros que a médio prazo podia colocar em causa a segurança dos condutores.
Por estes dois estes motivos, o autarca de Sátão, Alexandre Vaz disse que, o município decidiu avançar com as obras na principal ponte do concelho.
O projeto prevê o alargamento do tabuleiro da ponte para sete metros de largura, para a circulação de dois veículos pesados em simultâneo – situação que atualmente não é possível – e um passeio com certa de 80 cm de largura.
O processo de requalificação e alargamento da ponte iniciou em 2017, o autarca de Sátão justifica o atraso no arranque das obras.
As obras de alargamento da ponte de Lamas na Estrada Municipal 581 estavam orçadas em cerca de 470 mil euros, mas com o aumento dos preços da matéria-prima, a revisão do custo final da obra andará num aumento entre os 15 a 20%, sustentou o autarca de Sátão Alexandre Vaz.
Esta é uma obra que não prevê nem fundos do Governo nem Comunitários, o financiamento está incluído no orçamento municipal.
A Câmara de Sátão já iniciou as obras de requalificação e alargamento da ponte que atravessa o rio Vouga na Estrada Municipal 581.
Comente este artigo