Decorre este fim-de-semana em Sernancelhe, distrito de Viseu, mais uma edição do “Festival das Sopas e encontro de Ranchos”.
Com este certame, que já vai na oitava edição, a autarquia local tem por objetivo divulgar as potencialidades gastronómicas do concelho e enraizar as tradições.
Carlos Santiago, presidente do município, salientou que o festival assenta em três áreas fundamentais num concelho do interior, a cultura, a gastronomia e a economia local.
As sopas que este fim-de-semana estão à prova em Sernancelhe, realçou o autarca, é a afirmação dos territórios que vivem de perto a problemática da interioridade.
No total, 16 sopas confecionadas pelas várias associações do concelho de Sernancelhe, à moda antiga, com os mais variados produtos endógenos de quem todos os dias trabalha a terra.
O autarca diz que, chegou a altura de o Governo “dar valor aos concelhos que lutam todos os dias para se afirmarem num país que continuam a duas velocidades”.
Carlos Santiago diz que, “os concelhos do interior querem continuar a fazer parte do futuro de Portugal”.
Durante três dias a vila de Sernancelhe promove os produtos endógenos do concelho, com o Festival de Sopas e Encontro de Ranchos.
Comente este artigo