Home / Notícias / Viseu lidera projeto europeu de inclusão social da mulher

Viseu lidera projeto europeu de inclusão social da mulher

A Biosphere Portugal, a partir de Viseu, está a liderar mais um projeto no âmbito do programa Erasmus+. O Projeto CECIL – Circular Economy Education for the Social Inclusion of Women (Educação em Economia Circular para a Inclusão Social das Mulheres), foi aprovado em 2021, pela Agência Nacional em Portugal, e está a ser desenvolvido por uma parceria europeia, que envolve 6 parceiros e 4 nacionalidades (Portugal, Itália, Grécia e Suécia).

A pandemia atingiu particularmente as mulheres em vários aspetos, e a sua participação no mercado de trabalho não é exceção. Conforme declarado no Relatório sobre a Igualdade de Género na UE de 2021, os dados preliminares sobre as tendências do mercado de trabalho mostram que o impacto da primeira vaga da pandemia no mercado de trabalho foi mais significativo para as mulheres do que para os homens.

Este é o contexto do projeto CECIL. Foram identificados dois públicos-alvo, cujas necessidades serão diretamente abordadas pela intervenção do projeto: o primeiro, mulheres em risco de exclusão, com idades entre os 35 e os 45 anos e/ou que não concluíram os seus estudos; o segundo, educadores de adultos que trabalham com o primeiro público e que precisam adquirir novas habilidades, competências e metodologias para lhes fornecer conhecimentos e competências sobre economia circular, artesanato e artes plásticas como instrumentos de inclusão e empregabilidade e, consequentemente, a sua integração social.

Este desafiante e cativante projeto vai decorrer ao longo de 24 meses e prevê três grandes resultados: um Guia CECIL; um Kit de Ferramentas Interativas e a sua própria Rede de Profissionais.

No dia 27 de janeiro realizou-se já a primeira reunião com  todos/as os/as parceiros deste projeto: Biosphere Portugal, Youth Europe Service; Mine Vaganti NGO; AidLearn, Consultoria em Recursos Humanos, Lda; Center for Education and Inovation e Mobilizing Expertise AB.

Para Patrícia Araújo, CEO da Biosphere Portugal, este projeto é “desafiante pela problemática que aborda e inovador pela metodologia”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo