Home / Notícias / IPV de Viseu no pódio dos melhores politécnicos do país

IPV de Viseu no pódio dos melhores politécnicos do país

O prestigiado Scimago Institutions Ranking publicou recentemente o seu estudo anual que coloca o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) em lugar de grande destaque.

O ranking, desenvolvido pelo Scimago Research Group (grupo de investigação que se dedica à análise e à avaliação da informação mantida em grandes bases de dados científicas), tem por objetivo avaliar o desempenho ao nível da investigação, inovação e impacto social das instituições de ensino superior e outras instituições de investigação de todo o mundo, tomando como referência, designadamente, as publicações científicas das instituições e o número de citações recebidas na base de dados da Scopus (a maior base de dados de resumos e citações da literatura peer-reviewed: revistas científicas, livros e anais de conferências).

O estudo avaliou 5 147 instituições à escala global das quais 2 894 são instituições de ensino superior. Destas, a Universidade de Harvard (Estados Unidos da América) surge como líder mundial.

Para o presidente do IPV, engenheiro Fernando Sebastião, “este resultado demonstra cabalmente a evolução qualitativa que a instituição tem revelado ao longo dos últimos anos, fruto do trabalho e empenho de toda a comunidade académica do nosso Instituto na prossecução das grandes linhas estratégicas institucionais, que privilegiam a qualificação do seu corpo docente, a criação de condições para a prática da investigação científica de qualidade e o reforço de ligação com as empresas e instituições da região”. Realçou, ainda, que “o IPV detém mais de 1 000 protocolos ativos firmados com inúmeras empresas e instituições públicas e privadas da região”.

Ao concluir, Fernando Sebastião informou que “o corpo docente do IPV é constituído atualmente por 220 professores doutorados (61% dos docentes) e tem outros 50 em fase de conclusão de doutoramento. Dentro de cerca de um ano, o Instituto poderá contar com cerca de 70% do seu corpo docente doutorado”.

Em relação às primeiras 25 instituições de ensino superior portuguesas que integram o estudo (sendo de referir que Portugal tem 14 universidades e 15 politécnicos públicos e um número significativo de instituições privadas), o IPV surge como 2ª instituição politécnica e em 11º lugar, considerando o conjunto das instituições, ultrapassando os restantes politécnicos e várias universidades, conforme se pode verificar de seguida:

1- Universidade de Lisboa

2 – Universidade do Porto

3 – Universidade Nova de Lisboa

4 – Universidade do Minho

5 – Universidade de Coimbra

6 – Universidade de Aveiro

7 – Instituto Politécnico de Bragança

8 – Universidade da Madeira

9 – Universidade Católica Portuguesa

10 – Universidade da Beira Interior

11 – Instituto Politécnico de Viseu

12 – Instituto Politécnico do Porto

13 – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

14 – Instituto Politécnico de Coimbra

15 – Universidade dos Açores

16 – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

17 – Universidade do Algarve

18 – Instituto Politécnico de Lisboa

19 – Universidade de Évora

20 – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário

21 – Instituto Politécnico de Leiria

22 – Universidade Fernando Pessoa

23 – ISCTE Instituto Universitário de Lisboa

24 – Instituto Politécnico de Setúbal

25 – Instituto Superior de Psicologia Aplicada

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo