Home / Notícias / Barreiros e Cepões, Ranhados e Orgens são as Freguesias vencedoras da Rota dos Presépios de Viseu 2021

Barreiros e Cepões, Ranhados e Orgens são as Freguesias vencedoras da Rota dos Presépios de Viseu 2021

Já são conhecidos os vencedores do concurso Rota dos Presépios de Viseu 2021. A iniciativa, que integrou a programação do VISEU NATAL, atribuiu o pódio a três das 25 Freguesias participantes: o 1º lugar à União de Freguesias de Barreiros e Cepões, o 2º lugar à Freguesia de Ranhados e o 3º lugar à Freguesia de Orgens. Cada uma delas receberá um prémio no valor pecuniário de 1250, 1000 e 700 euros, respetivamente. 

Para além destas distinções, o Júri decidiu ainda conceder duas menções honrosas à Freguesia de Calde e à União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita. “Mais do que falarmos em vencedores, é verdadeiramente importante salientar o empenho, a dedicação e a criatividade empregues na construção de todos estes presépios”, salienta a Vereadora da Cultura, Dr.ª Leonor Barata. 

Em 2021, e pese embora a pandemia, o concurso Rota dos Presépios de Viseu registou a adesão de todas as 25 Freguesias do Concelho. Associações, Juntas de Freguesia, Agrupamentos de Escuteiros, Bandas Filarmónicas e outros membros da comunidade empenharam-se ativamente na construção destas representações tão diversas do elemento-estrela do Natal: o presépio. “A mobilização da comunidade, numa altura particularmente difícil para todos, fruto da pandemia, foi notável e deixa bem presente a união e espírito de resiliência dos viseenses.

A Rota dos Presépios voltou a trazer um toque especial de magia ao nosso concelho, graças a todos os que nela se envolveram. Os meus parabéns a todos”, sublinha a Vereadora. 

Esta foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viseu, em parceria com as Juntas de Freguesia, que teve como objetivo a promoção e revitalização da tradição cultural da construção de um presépio, em cada uma das Freguesias. Visou ainda promover práticas criativas e culturais coletivas na comunidade local, contribuindo para a valorização de talentos artísticos e para o fomento das diferentes identidades locais. 

Nesta edição, o júri foi composto por José Alfredo, fotógrafo profissional, Ana Seia de Matos, designer e cenógrafa, e Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.

Na avaliação do conjunto de trabalhos foram tidos em conta os seguintes critérios: a criatividade na conceção e nos materiais utilizados; a inclusão de marcas identificativas da freguesia; a representação de tradições nos presépios; e a inovação introduzida nos materiais utilizados para a produção dos presépios, dando relevância à utilização de materiais reciclados. 

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo