Home / Notícias / 17 forças políticas apresentaram listas de candidatos a deputados pelo círculo de Viseu às eleições legislativas

17 forças políticas apresentaram listas de candidatos a deputados pelo círculo de Viseu às eleições legislativas

De acordo com as listas afixadas no Tribunal de Viseu, que a agência Lusa consultou, os 17 partidos que concorrem, por ordem do boletim de voto, são: Chega, CDS-PP, Livre, PTP, Volt Portugal, PS, PSD, E, PAN, R.I.R., ADN, PCP-PEV, MAS, BE, IL, MPT e Nós,Cidadãos.

O distrito de Viseu elege desde 2019 oito deputados à Assembleia da República (AR) e, atualmente, o Partido Social Democrata (PSD) tem quatro e o Partido Socialista (PS) outros tantos representantes.

O PSD concorre a estas eleições com um novo cabeça de lista, Hugo Martins de Carvalho, deixando “cair” o presidente da distrital do partido, Pedro Alves, de 49 anos, que cumpriu cinco legislaturas.

Hugo Carvalho, 31 anos e engenheiro de profissão, chegou à AR pela primeira vez nas eleições de 2019, pelo círculo do Porto, foi presidente do Conselho Nacional da Juventude do PSD e é deputado na Assembleia Municipal de Viseu.

O PS mantém o cabeça de lista João Azevedo que deixou, em 2019, a presidência da Câmara de Mangualde, que liderava desde 2009, para se tornar deputado nacional e agora recandidata-se depois de perder a corrida à Câmara de Viseu, nas últimas eleições autárquicas.

O Bloco de Esquerda (BE), que em 2019 foi a terceira força política no distrito, apresentou Manuela Antunes, antiga candidata à Câmara de Viseu, e o CDS-PP colocou Manuel da Conceição Marques, do concelho de Nelas, em cabeça de lista.

A CDU, coligação do Partido Comunista Português e do Partido Ecologista Os Verdes (PCP-PEV), tem à cabeça Alexandre Hoffmann, de Lamego, e do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) a antiga candidata à Assembleia Municipal de Viseu, Carolina Almeida.

O Chega é encabeçado pelo presidente da distrital, João Tilly, o Partido Reagir-Incluir-Reciclar (R.I.R.) por Paula Teixeira, residente em Lousada (Porto) e a Iniciativa Liberal (IL) por Sérgio Figueiredo.

O Livre (L) apostou em Miguel Won (residente em Lisboa); o Partido Trabalhista Português (PTP) em Paulo Rodrigues (residente em Lisboa) e o Ergue-Te! (E) em Vítor Ramalho (residente em Cantanhede, distrito de Coimbra).

O Nós, Cidadãos! (NC) tem no lugar cimeiro Ana Barreto; o Volt Portugal (VP) Tânia Campos; o Partido da Terra (MPT) Norberto Albuquerque; a Alternativa Democrática Nacional (ADN) Gonçalo Pereira e o Movimento Alternativa Socialista (MAS) Maria Cosme.

A lista apresentada pelo Estamosjuntos — PPM/PURP foi rejeitada pelo Tribunal de Viseu e depois pelo Tribunal Constitucional.

Nas últimas legislativas, realizadas em 06 de outubro de 2019 – altura em que o distrito perdeu um representante, desceu de nove para oito – votaram 51,05%, ou seja, 177.647 pessoas das 347.962 inscritas.

Em 2019, o PSD foi o partido mais votado, por uma diferença de 1.540 votos, com 36,24% da votação e a eleição de quatro deputados, enquanto o PS conseguiu o mesmo número de mandatos com 35,37% dos votos.

O PS tem um único registo de vitória no distrito de Viseu, em 2005, eleições em que alcançou 40,41% dos votos e quatro mandatos, tantos como o PSD, que conquistou 40,18% do eleitorado (menos 495 votos) e o CDS-PP elegeu um deputado, com 8,63% da votação.

Os Censos de 2021 registaram 351.315 pessoas no distrito de Viseu que se caracteriza por ser heterogéneo, com os municípios a sul mais industrializados e, a norte e nordeste, mais virados para o setor primário e de baixa densidade populacional.

De todo o continente, segundo os Censos 2021, este distrito contabiliza o maior número de freguesias com menos de 200 eleitores, nos concelhos de Moimenta da Beira, Penedono e Tabuaço, este último soma quatro, uma delas, a União das Freguesias de Paradela e Granjinha, que foi a que mais população perdeu na última década.

 

Pode ver também

Daniel Fonseca foi segundo na prova “Castelo em Chamas”

Integrada nas comemorações do 50.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur (Algarve), …

Comente este artigo