Home / Notícias / Autárquicas: Iniciativa Liberal quer dar destaque ao rio Pavia em Viseu
Fernando Figueiredo candidato da Iniciativa Liberal à CM de Viseu

Autárquicas: Iniciativa Liberal quer dar destaque ao rio Pavia em Viseu

O candidato à presidência da Câmara de Viseu pela Iniciativa liberal (IL), Fernando Figueiredo, apresentou um projeto no qual o Rio Pavia é o elemento principal para ter maior visibilidade junto dos viseenses e dos turistas.

“Mudamos completamente a zona mais baixa da cidade com este figurino. Eu quero uma cidade que tenha ambição, que seja audaz, que seja capaz de se reinventar, de descobrir os novos tempos e de se transformar para aquilo que aí vem”, defendeu Fernando Figueiredo.

O projeto abrange mais de um quilómetro do Rio Pavia, em toda a área urbana que ele atravessa, desde sensivelmente a zona do Fontelo e os chamados Moinhos da Balsa, momento em que o rio entra em zonas verdes e se afasta da cidade.

“Estamos com o 5G à porta, nada mais vai ser igual e também é preciso que Viseu fuja desta interioridade e comece a descobrir esta modernidade e se afirme como uma cidade de referência na Europa”, acrescentou.

Assim, do projeto faz parte a criação de “um corredor verde entre o Fontelo e o Parque Urbano de Santiago; entre a Cava de Viriato e o jardim de Santo António, através de passadiços”, e a deslocalização da feira semanal para, no atual espaço, nascer um espelho de água.

“Com esplanadas, desportos, os pequenos desportos náuticos, onde há um centro de negócios, onde, ao fim e ao cabo, vamos descobrir Viseu dos anos [19]30 se os viseenses nos confiarem os votos e quiserem apostar nesta nova forma de sonhar a cidade”, disse.

Segundo Fernando Figueiredo, o “novo [rio] Pavia” que o partido planeou para a cidade” tem especial incidência no espaço da feira e o candidato estima que “a obra leve cerca de dois anos para se realizar, sendo que para a feira semanal seriam suficientes seis meses” para se instalar.

“Vamos fazê-lo de uma forma faseada e tem um custo estimado na ordem dos 7,5 milhões de euros para um retorno esperado de investimento na ordem dos nove a 10 ME”, calculou, apesar de dizer que “isto não dispensa um estudo mais aprofundado e rigoroso”.

Mas, acrescentou, “sempre com o mesmo princípio, fazer mais com menos e isso é o que a Iniciativa Liberal tem defendido e é uma imagem de marca da campanha” para as eleições autárquicas de domingo.

Fernando Figueiredo considerou que “é possível cortar nos impostos” e “cortar também nas despesas” e, para isso, este projeto deve avançar com investimento privado, sendo que à autarquia “cabe basicamente a nova feira semanal e a parte estrutural do espelho de água”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo